Preloader

Qual é o papel da Psicologia dentro de uma equipe multidisciplinar?

Qual é o papel da Psicologia dentro de uma equipe multidisciplinar?

Instituto Ampliar


19/10/2020

Hoje para o blog AMPLIAR proponho dialogar sobre a importância do psicólogo como integrante de uma equipe multidisciplinar. A atuação da Psicologia é de fundamental importância neste espaço, pois o trabalho exige cuidados, além de um fortalecimento significativo e humanizador. Este tipo de atuação apresenta a urgência de articulações que venham a compreender a realidade das pessoas que necessitam de tratamento e de como este contexto afeta o processo de subjetivação de cada indivíduo. Com o acolhimento e escuta especializada o profissional da psicologia dentro da perspectiva interdisciplinar pode ser um elo de conexão para uma produção de demanda original. E somado aos outros profissionais da equipe pensar possibilidades de intervir neste espaço priorizando e protagonizando a pessoa em sofrimento e de toda a sua estrutura familiar que necessita de ajuda. Portanto, a equipe multiprofissional precisa denotar a importância da intervenção valorizando os aspectos sociais, biológicos, psicológicos naquilo que se apresenta como queixa. Dessa forma, o trabalho de interdisciplinaridade torna-se um caminho mais exitoso para o cuidado na sua totalidade.

A inserção do trabalho de uma equipe interdisciplinar, contribui para um atendimento mais integral e globalizado. Portanto, oferta um suporte teórico e científico, o qual se faz primordial para compreender a composição e qualidade dos vínculos das relações humanos; A qualidade de vida das pessoas; Assim como, propor atividades que sejam intencionalizadas. Tendo como estudo o plano terapêutico singular, a equipe multiprofissional se debruça para pensar sobre ações que venham atender as demandas que parte das reais necessidades e da participação do sujeito atendido. As práticas também integram um encaminhamento para os serviços sócios assistências, além dos serviços de saúde. Objetivando fornecer orientações e estabelecer um plano de cuidados.

Os desafios que dificultam a articulação da interdisciplinaridade no trabalho das equipes é a formação dos profissionais de saúde, que priorizam conhecimentos técnicos adquiridos e desvalidam as práticas do contexto social na qual, a equipe esta inserida. Além disso, destacam o trabalho individual em relação ao coletivo, o que prejudica a vinculação dos membros e a aplicação da prática necessária. Pois, trabalhar na perspectiva da interdisciplinaridade não é tarefa fácil, pois se relaciona a um assunto complexo, o qual dá margem para múltiplas formas de interpretação. Esta dificuldade apresenta-se ainda mais na prática. O que ocorre nos serviços de saúde, na sua maioria, são encontros multidisciplinares, em que os profissionais permanecem com suas práticas individuais, distanciando-se do trabalho interdisciplinar. O trabalho interdisciplinar tem como objetivo qualificar a assistência da saúde da população com base nas diretrizes do Sistema Único de Saúde. Descentralizando, integralizando e promovendo o acesso a todos e todas.

Os elementos facilitadores para o trabalho interdisciplinar são as ações conjuntas, a integralidade e a inter-relação de profissionais de distintas procedências quanto à área do conhecimento. A ação interdisciplinar envolve a criatividade, originalidade e flexibilidade frente à diversidade de formas de reflexionar, frente as problemáticas e às suas soluções. Na prática interdisciplinar não se objetiva uma desvalorização ou negação das especialidades. O que se almeja é a superação da fragmentação do conhecimento, compreendendo e respeitando as especificidades de cada área profissional. No entanto, o espaço de diálogo contínuo contribui em outras formas de conhecimento de forma a se compartilhar e intervir facilitando os enfrentamentos profissionais e a assistência humanizada e cidadã que afeta de maneira construtiva na melhor forma de compreender a realidade social.

 

Autor: Sidnei Eugênio de Oliveira 
Acadêmico da 5ª Serie de Psicologia da Universidade Paranaense  - UNIPAR Campus Cascavel/PR
Estagiário do Instituto AMPLIAR